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Id:403 - (678)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Primer Congreso Panamericano de Educación Médica^ies / First Pan American Congress of Medical Education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):35-36, ene. 1952. .
Resumo:O texto trata das discussões acerca do ensino da educação médica, no âmbito do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Médica, realizado em Lima, Peru, de 14 a 18 de maio de 1951. Foram estudados problemas que se confrontam atualmente com o ensino da Medicina, e dessa forma, consideradas idéias que foram expressas, tornando-as um ideal de progresso e evolução, que deve ser mantido. Desta forma, foram aprovadas as seguintes resoluções: 1) a criação de uma Oficina Pan-Americana de Educação Médica, permanente; 2) a sede da Oficina será em Lima, Peru, com o reconhecimento da gestão inicial deste Congresso; 3) os Congressos Pan-Americanos de Educação Médica serão de forma periódicos, convocados por uma Comissão; 4) o próximo Congresso deverá ser realizado em São Paulo, no mês de janeiro de 1954, como homenagem ao Quarto Centenário da fundação da cidade^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Cooperação Técnica
Escolas Médicas/org
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p35.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 014

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Id:402 - (677)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Proyecto de Federacion Interamericana de Asociaciones de Enfermeras^ies / Draft Inter-American Federation of Nurses Associations
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;30(3):390-392, mar. 1951. .
Resumo:A criação da Federação Interamericana de Associações de Enfermeiros tem por objetivos fortalecer a profissão nos países menos desenvolvidos da América, e promover o intercâmbio entre os enfermeiros (as) do Norte e Sul do continente, afim de discutir os problemas comuns e facilitar deste modo, o progresso profissional, social e econômico desta profissão. Para tanto, foram realizados vários encontros e reuniões com representantes de países como Estados Unidos da América, México, Argentina, Brasil, Chile, entre outros, e como resultado, algumas resoluções foram estabelecidas, sendo expostas ao longo do texto^ipt.
Descritores:Organizações de Normalização Profissional
Enfermagem
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v30n3p390.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03-013

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Id:400 - (675)
Autor:Ferreira, Jose Roberto.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:El departamento en los centros de ciencias de la salud^ies / The department in health science centers
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;5(2):165-181, abr. 1971. .
Resumo:O autor analisa a problemática estrutural das instituições universitárias dedicadas à formação de profissionais para a saúde. Descreve a evolução histórica da situação das faculdades de medicina, comentando a inter-relação entre estrutura e função. Como marco conceptual para a revisão do problema, define as características básicas do sistema de formação de profissionais, estendendo-se em seguida em um raciocínio administrativo para fundamentar a modificação estrutural, que propõe como uma tentativa de divisão lógica por áreas de trabalho para a melhor utilização dos recursos disponíveis. Por fim, aplica essa solução estrutural ao desenvolvimento de um novo esquema institucional para os chamados “Centros de Ciências da Saúde”, procurando a integração multiprofissionais dos recursos do ensino^ipt.
Descritores:Ocupações em Saúde/eucc
Escolas para Profissionais de Saúde
Administração em Saúde Pública
América Central
 México
 América do Sul
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37888.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 009

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Id:398 - (673)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Comité de expertos de la OPS-OMS. Primer informe sobre la enseñanza de la medicina preventiva y social en las escuelas de medicina de la América Latina^ies / Committee of Experts of the PHO-WHO. 1st report on the teaching of preventive and social medicine in the schools of medicine in Latin America
Fonte:Educ. méd. salud;3(2):133-155, abr. 1969. .
Resumo:Este texto, formulado pelo Comitê de Especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPS/OMS) indica recomendações acerca do ensino da medicina preventiva e social nas escolas de medicina da América Latina, além de sugerir livros e textos adequados a este propósito. Foram destacados três objetivos gerais, que são intimamente ligados entre si: ensino, investigação e serviço, que devem ser entendidos em função das necessidades da comunidade, que deve ser a preocupação básica de uma universidade. Foram levantados aspectos como a formação do médico (geral) e de especialistas (levando em conta o tipo de médico que o país necessita, afim de precisar da contribuição que os departamentos de medicina preventiva devem prestar a este processo global da escola médica), educação médica continuada e formação de pessoal docente. Partindo por estes princípios, o Comitê analisou vários documentos que tentam definir as características da formação de médicos, propondo um novo conteúdo programático para as escolas de medicina, bem como assinalando objetivos específicos do ensino da medicina preventiva e social, afim de promover o desenvolvimento da própria. Tal desenvolvimento gerará mudanças afim de formar pessoal de saúde que atendam melhor às necessidades da população, contribuindo para um país mais saudável, e que possa evoluir na saúde, bem como nos aspectos econômicos e sociais^ipt.
Descritores:Educação Médica
Medicina Preventiva/eucc
Medicina Social/eucc
Organização Mundial da Saúde
América Central
 México
 América do Sul
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/37849.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 007

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Id:390 - (664)
Autor:Bejarano, Jorge.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La educación médica en la época actual y sus tendencias^ies / and trends times and trends times and trends
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;32(1):13-19, ene. 1952. .
Resumo:O autor analisa o tema, implicando na história da evolução da medicina através dos séculos. Impera no presente século o espírito que a criou: curar as enfermidades e aliviar dores. Deve-se buscar também no médico o rumo que toma na presente hora o serviço médico seletivo. Reconhece-se com facilidade que a educação geral é importante e essencial para o bem estar de uma nação, e que a democracia, a menos que a população tenha adquirido um certo nível educacional, é um mito, e para alcançá-la é necessário se libertar de todos o gasto, pelo menos na educação primária e secundária. O autor afirma que a saúde é igualmente essencial ao bem estar de uma nação, e que é um dos bens da vida a que o homem tem direito. Desta forma, para que uma sociedade funcione satisfatoriamente, requer-se que seus membros estejam saudáveis, pois, com material humano inferior, nem em educação, nem democracia são possíveis. Quem analisa o ensino médico atual, o encontrará impregnado o espírito predominante: excessivamente técnico e debilmente social. O mundo inteiro se encontra hoje em um período de inquietante crise devido ao que a tecnologia vem fazendo com a sociologia. O homem de nosso tempo domina desde o átomo a distância. No campo da nutrição, por exemplo, dominamos a química, transformação e utilização de alimentos aos seus menores elementos. Temos os conhecimentos necessários para produzir todos os alimentos que o povo poderia consumir. Mas, apesar de tê-lo, mais da metade da população padece desnutrida. Não se pode negar que a tecnologia já excedeu o superado à sociologia, e enquanto as ciências naturais e físicas vem progredindo de forma surpreendente, a organização social e econômica do universo atual não guarda proporções com a técnica criada por aqueles dois ramos da ciência humana. A pobreza segue sendo a maldição da humanidade e o progresso científico ou técnico não alcançado atenua seus efeitos em nenhuma parte do mundo. Tem-se alcançado meios de comunicação que salvam a distância entre os continentes, mas este poderoso descobrimento, resultado de uma técnica e de uma ciência mais avançada, nos faz cair em descuido, por não saber criar ao mesmo tempo uma organização social que assegura a cooperação pacífica entre os povos. Segundo o autor, é uma tremenda realidade aceitar que se sabe como prevenir e curar muitas enfermidades, muitas das quais estão erradicadas em alguns continentes, mas que todavia na América, a cada ano morrem, prematuramente, milhões de seres cuja enfermidade e morte poderiam ser evitadas. Se analisarmos que a medicina é a mãe de toda a ciência social, e fundamento de toda pedagogia, a fonte de toda psicologia, a guia mais segura da justiça em matéria criminal, tende-se a concluir que ela é a ciência do homem inteiro, seja doente ou em gozo pleno de sua saúde^ipt.
Descritores:hsttação Médica
Educação Médica/tndd
Escolas Médicas/org
Cooperação Internacional
América Central
 América do Sul
 América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v32n1p13.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 011

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Id:388 - (662)
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Mensaje del Director: salud para la paz^ies / Director's letter: health for the peace
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;104(3):i, mar. 1988. .
Resumo:Reconhecendo que a saúde é considerada por todos os povos como condição fundamental para a existência e bem-estar, decidiu-se aplicar este consenso como mecanismo, não só para resolver problemas básicos de saúde que afetam a um grande segmento da população, e que, ao representar necessidades não satisfeitas, constituem fatores adicionais de conflito, mas também para promover o diálogo e a cooperação entre governos e povos, e desse modo contribuir ao restabelecimento da paz. Esta ideia pioneira foi concretizada no “Plan de Necesidades Prioritarias de Salud en Centroamérica y Panamá” que pôs em jogo o sistema de valores de saúde como ponto de entendimento para potencializar o diálogo e a cooperação entre os países: uma ponte para a paz. A iniciativa, liderada pela OPS, teve um eco imediato na comunidade internacional e se culminou no apoio solidário expressado na Conferencia Contadora/Salud para la Paz, celebrada em Madrid em 1985. Desta forma, a OPS seguirá demonstrando que a saúde pode ser pioneira de novas instruções e fator fundamental na estruturação dos modelos de desenvolvimento que irão engendrar a Centroamérica de amanhã^ipt.
Descritores:Direito à Saúde
Objetivos Organizacionais
Organização Pan-Americana da Saúde
América Central
 Panamá
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v104n3pi.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 006

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Id:386 - (660)
Autor:Soper, Fred Lowe.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Informe sobre el Programa de la Oficina Sanitaria Panamericana^ies / Report on the Programme of the World Health Organization
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;27(11):977-997, nov. 1948. .
Resumo:O Código Sanitário Panamericano de 1924, sob cujo tratado funciona a Oficina, estabeleceu muitas funções e deveres adicionais para o mesmo, que foram adicionados de tempos em tempo, através das Conferências Sanitárias Pan-Americanas. Nestas conferências também são estabelecidas recomendações especiais para que se tornem ações comuns, por parte dos governos, diversos problemas que perpassem por assuntos como administração sanitária, escolas de higiene, enfermaria sanitária, mortalidade infantil, entre outros. A Oficina Sanitária Panamericana nunca tinha fundos suficientes para a realização do programa que lhe é autorizada. Ela vem sempre dependendo do Serviço de Sanidade Pública dos Estados Unidos, para a maior parte do seu pessoal profissional, e levou ao fim muitos de seus estudos de campo com fundos recebidos do Instituto Nacional de Higiene. Durante a II Guerra Mundial foram recebidos fundos suplementares de algumas outras organizações de salubridade para levar a cabo outros programas, porém se reduziu consideravelmente durante os últimos anos. As quotas com que se contribuem os Estados Membro tem sido dedicadas principalmente para sustentar o pessoal na oficina central, para coletar e distribuir informes estatísticos e para a publicação do Boletim mensal que é amplamente distribuído para toda a América Latina. Quando se dispuseram de alguns fundos para novos programas de campo durante a época da II Guerra Mundial, não se efetuou o aumento necessário de pessoal da oficina central, se modernizou a organização da Oficina para poder satisfazer as atividades crescentes. Sendo assim, este documento propõe um novo programa para a Oficina Sanitária Pan-Americana, focando em vários fatores como ações, atividades, intercâmbio de pessoal, erradicação de doenças, entre outros^ipt.
Descritores:Organização Pan-Americana da Saúde/hstt
Planos e Programas de Saúde
Formulação de Políticas
América Latina
 América Central
 América do Sul
 América do Norte
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v27n11p977.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 002



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